segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O Contato inicial Psicopedagógico com a Família

 


Como acontece o primeiro contato com o psicopedagogo?

Por Daniela souza:

“O atendimento psicopedagógico é um processo longo que exige escuta e  olhar humano.”

A anamnese é uma entrevista detalhada sobre a vida do paciente.

O atendimento psicopedagógico se inicia desde o momento em que os pais apresentam uma queixa para o psicopedagogo. Trata-se de um momento importante para todos os envolvidos. Desde então, surge a necessidade de o profissional psicopedagogo exercer a escuta minuciosa, ampla, acolhedora e com um olhar humano mediante as queixas dessa família.



O cuidado:
Muitas das vezes, os pais chegam no consultório com muitas dúvidas e preocupação em relação ao desenvolvimento da criança ou adolescente. Naturalmente, o medo, as incertezas são normais, por essa razão, cabe ao profissional esclarecer como são as etapas de todo atendimento. Esse momento da primeira consulta é o momento certo, perfeito para a construção de vínculos e um momento que exige paciência para escutar os pais e conhecimento científico acerca dos transtornos de aprendizagem.

No contato inicial entre família e psicopedagogo é o momento em que são estabelecidas as regras do atendimento, assinatura de contrato, valores e acordos de parceria indispensáveis para o sucesso das sessões e o avanço do paciente. 

A anamnese:

Além disso, o psicopedagogo deve esclarecer sua forma de trabalho; quais são as vantagens, objetivos e propostas de qualidade para seus pacientes. 

É importante salientar que a anamnese é uma técnica que deve ser aplicada somente com os pais e responsável pelo paciente, além disso, pode ser a primeira, segunda ou terceira sessão. 

Conforme as análises de Porto (2009), a Anamnese: “constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação do objeto focal […] as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito.”

 Isso significa que a anamnese é imprescindível no processo avaliativo psicopedagógico, ao possibilitar uma coleta de informações acerca do histórico de vida e ainda o levantamento da hipótese diagnostica do motivo pelo qual o aprendente exibe atrasos educacionais. Nesse sentido, o psicopedagogo, através da anamnese, inicia seu planejamento com a escolha das ferramentas necessárias para dar continuidades ao processo investigativo.

Muitas situações relatadas durante anamnese permitem o esclarecimento da queixa, porém ainda é o momento de planejamento para esmiuçar durante as sessões o que está por trás da queixa.

Esse texto apresentou um breve esclarecimento sobre a anamnese, espero que gostem.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Saiba a Definição de Discalculia

 Discalculia



 Por: Daniela Souza

Mesmo sendo uma má formação neurológica, a discalculia pode ser tratada  por um profissional dedicado. 

Segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a discalculia descrita como sendo uma Perturbação da Aprendizagem Específica. O que significa um atraso na matemática, mais especificamente em decifrar conceitos de número, bem como a compreender os sinais das operações, classificar números, ordenar, decifrar códigos, sequência lógica, valor de moedas, comprimento, massa, medidas. Etc.  Além disso, essa dificuldade pode interferir diretamente em sua qualidade de vida, em especial na escola.

 

Muitos estudos comprovam que a dislexia é considerada, é um distúrbio neurológico com forte influência genética. Mais do que isso, a discalculia é uma anomalia cerebral que precisa de tratamento precoce e acompanhamento psicopedagógico e de outros profissionais.

É importante destacar que no momento em que o paciente está em atividade realizando uma atividade de cálculos, no cérebro acontece uma ativação dos circuitos neurais, mais precisamente nos lóbulos parentais.

 

Conheça agora alguns tipos de Discalculia:

Discalculia verbal: se refere a dificuldade para classificar e assimilar símbolos, numerais quando estes são expostos oralmente para a criança ou adolescente.

 

Discalculia léxica: Essa, em especial, se difere da discalculia verbal porque dificulta a compreensão dos símbolos, expressões, equações e outros termos quando são escritos. Isso significa que a dificuldade é em compreender o foi escrito na lousa ou no caderno.

Discalculia gráfica: consiste na dificuldade de escrever esses números e símbolos.

Discalculia ideognóstica: Esse distúrbio vai mais além, porque o paciente não consegue compreender fazer cálculos mentais porque não compreende os conceitos lógicos da matemática. .

Discalculia operacional: incapacidade de utilizar os numerais e símbolos matemáticos durante uma operação da matemática.

Discalculia practognóstica: nessa disfunção o paciente não consegue fazer um conceito real, assim sendo, não consegue realizar as atividades partindo do concreto.



Embora a discalculia seja uma condição permanente na vida uma pessoa por ser apontada como um transtorno, atualmente é possível melhorar a vida acadêmica do educando, por atividade específicas com acompanhamento que visam encontrar soluções e estratégias de aprendizagem.

 



 

DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...