sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Saiba a Definição de Discalculia

 Discalculia



 Por: Daniela Souza

Mesmo sendo uma má formação neurológica, a discalculia pode ser tratada  por um profissional dedicado. 

Segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a discalculia descrita como sendo uma Perturbação da Aprendizagem Específica. O que significa um atraso na matemática, mais especificamente em decifrar conceitos de número, bem como a compreender os sinais das operações, classificar números, ordenar, decifrar códigos, sequência lógica, valor de moedas, comprimento, massa, medidas. Etc.  Além disso, essa dificuldade pode interferir diretamente em sua qualidade de vida, em especial na escola.

 

Muitos estudos comprovam que a dislexia é considerada, é um distúrbio neurológico com forte influência genética. Mais do que isso, a discalculia é uma anomalia cerebral que precisa de tratamento precoce e acompanhamento psicopedagógico e de outros profissionais.

É importante destacar que no momento em que o paciente está em atividade realizando uma atividade de cálculos, no cérebro acontece uma ativação dos circuitos neurais, mais precisamente nos lóbulos parentais.

 

Conheça agora alguns tipos de Discalculia:

Discalculia verbal: se refere a dificuldade para classificar e assimilar símbolos, numerais quando estes são expostos oralmente para a criança ou adolescente.

 

Discalculia léxica: Essa, em especial, se difere da discalculia verbal porque dificulta a compreensão dos símbolos, expressões, equações e outros termos quando são escritos. Isso significa que a dificuldade é em compreender o foi escrito na lousa ou no caderno.

Discalculia gráfica: consiste na dificuldade de escrever esses números e símbolos.

Discalculia ideognóstica: Esse distúrbio vai mais além, porque o paciente não consegue compreender fazer cálculos mentais porque não compreende os conceitos lógicos da matemática. .

Discalculia operacional: incapacidade de utilizar os numerais e símbolos matemáticos durante uma operação da matemática.

Discalculia practognóstica: nessa disfunção o paciente não consegue fazer um conceito real, assim sendo, não consegue realizar as atividades partindo do concreto.



Embora a discalculia seja uma condição permanente na vida uma pessoa por ser apontada como um transtorno, atualmente é possível melhorar a vida acadêmica do educando, por atividade específicas com acompanhamento que visam encontrar soluções e estratégias de aprendizagem.

 



 

Nenhum comentário:

DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...