Partindo do princípio de que a
dislexia é decorrência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes aptidões
devem ser examinadas:
Consciência fonológica–habilidade para distinguir e manusear sons da língua falada.
Memória fonológica–habilidade
para lembrar e empregar sons, sílabas e palavras.
Nomeação automática rápida–habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
Vocabulário receptivo–compreensão de palavras escutadas.
Associação fonema-grafema–compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de
letras).
Decodificação–habilidade para empregar
as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras
escritas.
Decodificação de palavras reais
Decodificação de pseudopalavras
Leitura oral fluente–habilidade
para ler corretamente, com fluência e entonação apropriada, facilitando a
compreensão.
Leitura fluente de palavras
Leitura fluente de frases,
parágrafos e textos
Compreensão leitora–competência
de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
Soletração e ortografia.
Escrita.
Escrita de palavras
Escrita de frases
Escrita de parágrafos
Escrita de textos
Também é importante colher dados
sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou
questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da
avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar
habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.
As habilidades acadêmicas na área
da matemática podem ser analisadas como parte do processo investigativo. Alguns
estudantes com dislexia apresentam dificuldade para decorar e nomear elementos, numéricas, como a tabuada, mas exibem habilidades matemáticas apropriadas na prática
de cálculos e na resolução de problemas. Assim como, baixo desempenho em
matemática indica a decorrência da dificuldade para decifrar os enunciados dos
problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, e de suma importância considerar
se as dificuldades exibidas são somente consequências da dislexia ou temos algo
a mais? O que pode resultar em uma discalculia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário