terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PROVAS OPERATÓRIAS

 

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O desenvolvimento infantil é um processo complexo e contínuo que abrange várias áreas, como física, cognitiva, emocional e social. Aqui estão algumas das principais fases do desenvolvimento infantil:

 

Recém-nascido (0 a 2 meses): Nesta fase, os bebês estão se adaptando ao mundo exterior. Eles desenvolvem reflexos básicos, como sugar e agarrar, e começam a responder aos estímulos sensoriais ao seu redor.

 

Bebê (2 a 12 meses): Durante este período, os bebês passam por um rápido crescimento físico e marcos importantes de desenvolvimento, como aprender a rolar, sentar, engatinhar e, eventualmente, a andar. Eles também começam a desenvolver habilidades sociais, como sorrir, imitar sons e reconhecer rostos familiares.

 

Primeira Infância (1 a 3 anos): Nesta fase, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras mais avançadas, como correr, pular e subir. Eles também estão começando a desenvolver habilidades de linguagem e comunicação, expressando suas necessidades e desejos de maneira mais clara.

 

Pré-escolar (3 a 6 anos): Durante este período, as crianças continuam a desenvolver suas habilidades sociais e emocionais, aprendendo a compartilhar, cooperar e seguir regras. Elas também estão começando a explorar o mundo ao seu redor de maneira mais independente, e a linguagem e a cognição estão se tornando mais complexas.

 

Idade escolar (6 a 12 anos): Esta fase é marcada por um crescimento significativo na habilidade cognitiva, incluindo a capacidade de pensar de forma mais abstrata e lógica. As habilidades sociais continuam a se desenvolver à medida que as crianças interagem mais com colegas na escola e em atividades extracurriculares.

 

Adolescência (12 a 18 anos): Durante a adolescência, os jovens passam por mudanças físicas, emocionais e sociais significativas. Eles estão buscando identidade pessoal e independência, ao mesmo tempo em que lidam com pressões sociais e emocionais. O desenvolvimento cognitivo continua a avançar, permitindo pensamento crítico mais sofisticado e tomada de decisão.

 

É importante lembrar que essas fases são aproximadas e que o desenvolvimento de cada criança é único e ocorre em seu próprio ritmo

 

É importante mencionar que o psicopedagogo realiza avaliação psicopedagógica também na avaliação cognitiva por meio de provas operatórias.

As provas operatórias são testes ou avaliações que envolvem a aplicação de operações mentais ou cognitivas para resolver problemas ou responder a perguntas. Esses testes são comumente usados em psicologia e educação para avaliar habilidades cognitivas e aptidões em diferentes faixas etárias.

 




As provas operatórias de Piaget são tarefas projetadas para avaliar a capacidade das crianças de realizar operações mentais específicas, como conservação, classificação, seriação e reversibilidade. Aqui estão alguns exemplos:

 

Conservação de quantidade: Uma criança é apresentada com duas quantidades de substância ( água ou massa) em recipientes diferentes. Os recipientes têm formas diferentes, mas a quantidade de substância é a mesma. A criança é então questionada se as quantidades são iguais ou diferentes antes e depois de uma mudança perceptível (como despejar o conteúdo de um recipiente em um recipiente com formato diferente).

 

Classificação: A criança é solicitada a classificar objetos em grupos com base em características compartilhadas, como cor, forma ou tamanho.

 

Seriação: A criança é convidada a ordenar objetos ou eventos em uma série lógica com base em uma característica específica, como tamanho ou comprimento.

 

Reversibilidade: A criança é testada em sua capacidade de entender que uma operação pode ser revertida. Por exemplo, se uma bola de argila é achatada em um "pancake", a criança deve conseguir entender que a bola pode ser reformada em sua forma original.


sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Dislexia: Como Investigar?

 



Partindo do princípio de que a dislexia é decorrência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes aptidões devem ser examinadas:

Consciência fonológica–habilidade para distinguir e manusear sons da língua falada.

Memória fonológica–habilidade para lembrar e empregar sons, sílabas e palavras.

Nomeação automática rápida–habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.

Vocabulário receptivo–compreensão de palavras escutadas.

Associação fonema-grafema–compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de letras).

Decodificação–habilidade para empregar as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras escritas.

Decodificação de palavras reais

Decodificação de pseudopalavras

Leitura oral fluente–habilidade para ler corretamente, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.

Leitura fluente de palavras

Leitura fluente de frases, parágrafos e textos

Compreensão leitora–competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.

Soletração e ortografia.

Escrita.

Escrita de palavras

Escrita de frases

Escrita de parágrafos

Escrita de textos

Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.

As habilidades acadêmicas na área da matemática podem ser analisadas como parte do processo investigativo. Alguns estudantes com dislexia apresentam dificuldade para decorar e nomear elementos, numéricas, como a tabuada, mas exibem habilidades matemáticas apropriadas na prática de cálculos e na resolução de problemas. Assim como, baixo desempenho em matemática indica a decorrência da dificuldade para decifrar os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, e de suma importância considerar se as dificuldades exibidas são somente consequências da dislexia ou temos algo a mais? O que pode resultar em uma discalculia.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA A PESSOA IDOSA


 

Atualmente, o acompanhamento psicopedagógico com pessoas idosas tornou-se extremamente imprescindível devido os prejuízos no atraso cognitivo, físico e emocional que interferem diretamente na qualidade de vida.

As doenças neurológicas como Alzheimer, mal de Parkinson, demência e outras enfermidades são consideradas degenerativas, todavia podem ser impedidas e tratadas pelo profissional psicopedagogo com inúmeros benefícios, como: preservar a capacidade do cérebro, exercitar a memória, elasticidade cerebral, memorização, atenção, tratar déficits cognitivos e prevenir depressão e ansiedade.

O trabalho com o idoso é uma proposta inteirada e humana que significa resgatar os danos que acontecem no percurso da vida. O idoso é um ser pleno com uma história única, por isso, suas experiências de vida sugerem um impulso de viver com aqueles que ama, mas para isso, a sua recompensa é manter uma mente lúcida, ativa, saudável.

O atendimento psicopedagógico acontece quando realizamos uma avaliação psicopedagógica. São dez sessões, nas quais, utilizamos instrumentos criteriosos, embasados nos preceitos teóricos e do código de ética, estabelecido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, considerando os aspectos emocionais, aspectos cognitivos e sociais do indivíduo.

Em seguida, realizamos um plano de intervenção específico de aprendizagem. As sessões interventivas contam com relatórios trimestrais da evolução do idoso e visa acompanhar a evolução e fornecer a devolutiva para a família.

 

sábado, 11 de novembro de 2023

Como Ensinar números e quantidades na Educação Infantil ?

   NÚMEROS E QUANTIDADE. 

Aprender associar números e quantidades é um dos pré-requisitos necessários da alfabetização e para que a criança se apropriem dos conceitos fundamentais dessa habilidade.

Podemos dizer que temos algumas atividades necessárias para a compreensão desses conceitos, e que servirá como base para o desenvolvimento do conhecimento lógico matemático.

Vale ressaltar que essas atividades são interdisciplinares, lúdicas e com tarefas que desenvolvem a criança na escola e também em casa. 


 




vejamos alguns exemplos:












quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Atraso na leitura.


O fim do ano está chegando e seu filho ainda não consegue ler?

O atraso na leitura pode significar dificuldade de aprendizagem ou um transtorno, por isso, faz se necessário uma avaliação com o especialista para desvelar o verdadeiro motivo do atraso na aquisição da leitura. 

 



É importante salientar, que além dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, ou, o transtorno do neurodesenvolvimento como o TDAH, o atraso significativo na leitura pode indicar, até mesmo que o método da escola esteja inadequado para essa criança, ou, que, essa criança ainda precisa alcançar alguns pré-requisítos para  a alfabetização. 

     Como podemos observar, podem ser inúmeros os motivos que atrasam o processo de leitura, daí a relevância de uma avaliação realizada por um especialista.

Especialistas que avaliam atraso na leitura:

Dependendo do caso em específico, podemos contar com equipe multidisciplinar, mas destacam-se os seguintes profissionais:


Neuropediatra;

Fonoaudiólogo;

Psicopedagogo;

Neuropsicopedagogo.


E aí? Ficou alguma dúvida?

 

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Estimulação cognitiva com a pessoa idosa- psicopedagogia.

O trabalho com a pessoa idosa tem inúmeros benefícios a longo e curto prazo.

Além da melhora significativa na memória, planejamento, pensar, agir e na qualidade de vida.

É importante mencionar que esse trabalho é feito com amor, dedicação, mas também utilizamos instrumentos avaliativos importantes para descobri o grau de comprometimento cognitivo. 

As sessões avaliativas são compostas de provas operatórias, instrumentos avaliativos dos aspectos acadêmicos, psicomotores e aspectos emocionais que consideram, portanto, o contexto de vida do paciente.

 




 

Psicopedagoga com amor






 Trabalho realizado com amor, respeito e muita dedicação. 






 

DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...