terça-feira, 21 de maio de 2024
domingo, 14 de abril de 2024
segunda-feira, 18 de março de 2024
Beneficios do fantoche para estimular linguagem
O uso de fantoches para estimular a linguagem em crianças pode oferecer uma variedade de benefícios significativos. Aqui estão alguns deles:
- Engajamento lúdico: O uso de fantoches torna a aprendizagem da linguagem mais divertida e envolvente para as crianças. Elas são naturalmente atraídas pelo aspecto lúdico dos fantoches, o que pode aumentar a motivação para participar de atividades de linguagem.
Estímulo à comunicação: Fantoches podem proporcionar uma maneira não intimidante para as crianças se expressarem verbalmente. Interagir com fantoches pode ajudar a diminuir a ansiedade associada à comunicação, permitindo que as crianças pratiquem habilidades linguísticas de forma mais relaxada.
Modelagem de linguagem: Os adultos podem usar os fantoches para modelar habilidades linguísticas, como vocabulário, gramática e pragmática. Os fantoches podem “falar” de maneira simplificada ou repetir conceitos para auxiliar as crianças a entender e assimilar a linguagem de forma mais eficaz.
Desenvolvimento da narrativa: Fantoches podem ser usados para criar histórias e narrativas, incentivando as crianças a praticar habilidades de contar histórias e desenvolver sequências narrativas. Isso ajuda no desenvolvimento da compreensão narrativa e na capacidade de organizar eventos de maneira lógica.
Estímulo à criatividade: Fantoches oferecem um meio criativo para as crianças explorarem e experimentarem a linguagem. Elas podem inventar personagens, situações e diálogos, promovendo a imaginação e a expressão criativa.
Desenvolvimento social e emocional: O uso de fantoches em atividades de linguagem promove interações sociais positivas entre as crianças e com os adultos. Fantoches podem ser usados para explorar questões emocionais e sociais de maneira segura e inclusiva.
Inclusão e adaptação: Fantoches podem ser uma ferramenta eficaz para envolver crianças com necessidades especiais ou que têm dificuldades de linguagem. Eles podem ser adaptados para atender às necessidades individuais das crianças e oferecer uma forma alternativa de expressão e comunicação.
Em resumo, o uso de fantoches é uma abordagem altamente eficaz e versátil para estimular o desenvolvimento da linguagem em crianças, proporcionando uma variedade de benefícios que promovem o engajamento, a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento socioemocional.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024
DICAS PARA FORTALECER SUA MEMORIA OPERACIONAL
Claro, a memória operacional é eficaz para reter informações temporariamente enquanto realizamos tarefas cognitivas. Aqui estão algumas atividades que podem ajudar a desenvolver e fortalecer a memória operacional:
Jogos de memória: Jogos de cartas como "Memória"
ou aplicativos de celular que desafiam você a lembrar a localização de itens em
uma grade são ótimos para exercitar a memória operacional.
Sudoku: Este jogo de quebra-cabeça promove que você conserve
mentalmente várias informações em mente enquanto resolve o quebra-cabeça, o que
pode auxiliar a fortalecer a memória operacional.
Quebra-cabeças: Resolver quebra-cabeças como palavras
cruzadas, quebra-cabeças de números (como o Sudoku mencionado anteriormente) ou
quebra-cabeças de lógica requer manter várias informações em mente enquanto
trabalha para resolver o problema.
Jogos de estratégia: Jogos de tabuleiro como o xadrez, damas
ou até mesmo alguns jogos de vídeo game que exigem planejamento estratégico
podem ser excelentes para o desenvolvimento da memória operacional.
Exercícios de repetição: Tente lembrar sequências de
números, palavras ou letras e, em seguida, repita-as de trás para frente ou em
ordem inversa para desafiar sua memória operacional.
Aprender um novo idioma: Aprender vocabulário e gramática em
um novo idioma pode praticar sua memória operacional, já que você precisa
lembrar novas palavras e regras gramaticais enquanto as usa em frases.
Leitura atenta: Ler um texto e tentar resumir mentalmente o
que foi lido pode auxiliar a fortalecer a memória operacional, já que você necessita
manter dados importantes em mente enquanto processa novas informações.
Atividades multitarefas: Realizar várias tarefas ao mesmo
tempo, como ouvir uma palestra e tomar notas, pode desafiar sua memória
operacional, pois você precisa manter várias informações em mente enquanto dar
cumprimento em diferentes atividades.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PROVAS OPERATÓRIAS
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O desenvolvimento infantil é um processo complexo e contínuo
que abrange várias áreas, como física, cognitiva, emocional e social. Aqui
estão algumas das principais fases do desenvolvimento infantil:
Recém-nascido (0 a 2 meses): Nesta fase, os bebês estão se
adaptando ao mundo exterior. Eles desenvolvem reflexos básicos, como sugar e
agarrar, e começam a responder aos estímulos sensoriais ao seu redor.
Bebê (2 a 12 meses): Durante este período, os bebês passam
por um rápido crescimento físico e marcos importantes de desenvolvimento, como
aprender a rolar, sentar, engatinhar e, eventualmente, a andar. Eles também
começam a desenvolver habilidades sociais, como sorrir, imitar sons e
reconhecer rostos familiares.
Primeira Infância (1 a 3 anos): Nesta fase, as crianças
começam a desenvolver habilidades motoras mais avançadas, como correr, pular e
subir. Eles também estão começando a desenvolver habilidades de linguagem e
comunicação, expressando suas necessidades e desejos de maneira mais clara.
Pré-escolar (3 a 6 anos): Durante este período, as crianças
continuam a desenvolver suas habilidades sociais e emocionais, aprendendo a
compartilhar, cooperar e seguir regras. Elas também estão começando a explorar
o mundo ao seu redor de maneira mais independente, e a linguagem e a cognição
estão se tornando mais complexas.
Idade escolar (6 a 12 anos): Esta fase é marcada por um
crescimento significativo na habilidade cognitiva, incluindo a capacidade de
pensar de forma mais abstrata e lógica. As habilidades sociais continuam a se
desenvolver à medida que as crianças interagem mais com colegas na escola e em
atividades extracurriculares.
Adolescência (12 a 18 anos): Durante a adolescência, os
jovens passam por mudanças físicas, emocionais e sociais significativas. Eles
estão buscando identidade pessoal e independência, ao mesmo tempo em que lidam
com pressões sociais e emocionais. O desenvolvimento cognitivo continua a
avançar, permitindo pensamento crítico mais sofisticado e tomada de decisão.
É importante lembrar que essas fases são aproximadas e que o
desenvolvimento de cada criança é único e ocorre em seu próprio ritmo
É importante mencionar que o psicopedagogo realiza avaliação
psicopedagógica também na avaliação cognitiva por meio de provas operatórias.
As provas operatórias são testes ou avaliações que envolvem
a aplicação de operações mentais ou cognitivas para resolver problemas ou
responder a perguntas. Esses testes são comumente usados em psicologia e
educação para avaliar habilidades cognitivas e aptidões em diferentes faixas
etárias.
As provas operatórias de Piaget são tarefas projetadas para
avaliar a capacidade das crianças de realizar operações mentais específicas,
como conservação, classificação, seriação e reversibilidade. Aqui estão alguns
exemplos:
Conservação de quantidade: Uma criança é apresentada com
duas quantidades de substância ( água ou massa) em recipientes diferentes.
Os recipientes têm formas diferentes, mas a quantidade de substância é a mesma.
A criança é então questionada se as quantidades são iguais ou diferentes antes
e depois de uma mudança perceptível (como despejar o conteúdo de um recipiente
em um recipiente com formato diferente).
Classificação: A criança é solicitada a classificar objetos
em grupos com base em características compartilhadas, como cor, forma ou
tamanho.
Seriação: A criança é convidada a ordenar objetos ou eventos
em uma série lógica com base em uma característica específica, como tamanho ou
comprimento.
Reversibilidade: A criança é testada em sua capacidade de
entender que uma operação pode ser revertida. Por exemplo, se uma bola de
argila é achatada em um "pancake", a criança deve conseguir
entender que a bola pode ser reformada em sua forma original.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
Dislexia: Como Investigar?
Partindo do princípio de que a
dislexia é decorrência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes aptidões
devem ser examinadas:
Consciência fonológica–habilidade para distinguir e manusear sons da língua falada.
Memória fonológica–habilidade
para lembrar e empregar sons, sílabas e palavras.
Nomeação automática rápida–habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
Vocabulário receptivo–compreensão de palavras escutadas.
Associação fonema-grafema–compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de
letras).
Decodificação–habilidade para empregar
as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras
escritas.
Decodificação de palavras reais
Decodificação de pseudopalavras
Leitura oral fluente–habilidade
para ler corretamente, com fluência e entonação apropriada, facilitando a
compreensão.
Leitura fluente de palavras
Leitura fluente de frases,
parágrafos e textos
Compreensão leitora–competência
de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
Soletração e ortografia.
Escrita.
Escrita de palavras
Escrita de frases
Escrita de parágrafos
Escrita de textos
Também é importante colher dados
sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou
questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da
avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar
habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.
As habilidades acadêmicas na área
da matemática podem ser analisadas como parte do processo investigativo. Alguns
estudantes com dislexia apresentam dificuldade para decorar e nomear elementos, numéricas, como a tabuada, mas exibem habilidades matemáticas apropriadas na prática
de cálculos e na resolução de problemas. Assim como, baixo desempenho em
matemática indica a decorrência da dificuldade para decifrar os enunciados dos
problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, e de suma importância considerar
se as dificuldades exibidas são somente consequências da dislexia ou temos algo
a mais? O que pode resultar em uma discalculia.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA A PESSOA IDOSA
Atualmente,
o acompanhamento psicopedagógico com pessoas idosas tornou-se extremamente
imprescindível devido os prejuízos no atraso cognitivo, físico e emocional que
interferem diretamente na qualidade de vida.
As
doenças neurológicas como Alzheimer, mal de Parkinson, demência e outras
enfermidades são consideradas degenerativas, todavia podem ser impedidas e
tratadas pelo profissional psicopedagogo com inúmeros benefícios, como:
preservar a capacidade do cérebro, exercitar a memória, elasticidade cerebral,
memorização, atenção, tratar déficits cognitivos e prevenir depressão e
ansiedade.
O
trabalho com o idoso é uma proposta inteirada e humana que significa resgatar
os danos que acontecem no percurso da vida. O idoso é um ser pleno
com uma história única, por isso, suas experiências de vida sugerem um impulso
de viver com aqueles que ama, mas para isso, a sua recompensa é manter uma
mente lúcida, ativa, saudável.
O
atendimento psicopedagógico acontece quando realizamos uma avaliação
psicopedagógica. São dez sessões, nas quais, utilizamos instrumentos
criteriosos, embasados nos preceitos teóricos e do código de ética,
estabelecido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, considerando
os aspectos emocionais, aspectos cognitivos e sociais do indivíduo.
Em
seguida, realizamos um plano de intervenção específico de aprendizagem.
As sessões interventivas contam com relatórios trimestrais da evolução do idoso
e visa acompanhar a evolução e fornecer a devolutiva para a família.
DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA
Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. § Mantenha o a...
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