sábado, 29 de outubro de 2022

ANAMNESE INFANTIL- Modelo.

 

ANAMNESE INFANTIL -

 

1-Identificação

Nome:_____________________________________________________________________

Idade: ____________________Data de Nascimento: ________________________________

Sexo:_______________________Escolaridade:_____________________________________

Escola:_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Pai:________________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Mãe:_______________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Telefones: __________________________________________________________________

 

2-Encaminhamento: _______________________________________________________

 

3-Queixa ou motivo da consulta

Queixa da Família:_____________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ 

Queixa da Escola:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atitude frente as queixas:

Mãe:_______________________________________________________________________

Pai: ________________________________________________________________________

Parentes:____________________________________________________________________

O paciente sendo acompanhado por outro profissional? ____________________________________________________________________________________________________________

 

4 – Concepção:

A criança foi desejada? (   ) sim (  ) Não

Você queria engravida? (   ) Sim (  ) Não

A gravidez abalou um do casal? (  ) Sim  (  ) Não

Gestação:

Fez pré-natal, como foi a evolução? Lembra como se sentia?

Doenças(   ) sim (  ) Não                     Sensações (   ) sim (  ) Não

 Quedas (   ) sim (  ) Não       Exposição a Rx ?________

Usou de cigarro, álcool e outras drogas  (   ) sim (  ) Não

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Condições do Nascimento

(       ) Em casa                                       (       ) Maternidade

Desenvolvimento do parto

(       ) Natural     (      ) Fórceps. Instrumento retirada de um feto           (     ) Cesariana

Posição do Nascimento

(       ) De cabeça        (      ) Ombro            (     ) Nádegas

Amamentou? ________ Quanto tempo? ____________

Observações adicionais: ____________________________________________________

Desenvolvimento Neuropsicomotor

Primeiras reações: 

(       ) Chorou      (      ) Vermelho       (     ) Roxo

 (      ) Icterícia          (     ) Precisou de oxigênio 

(       ) Incubadora    Quantos dias?____________                                  

Alta hospitalar:_______________________________________________________________

Como foi o clima familiar na recepção da criança?

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Sorriu?___________________ Equilíbrio de pescoço?_______________________________

Engatinhou?___________________Sentou?________________________________________

Andou com que idade?_____________________Quando falou as primeiras palavras?________________________

Falou corretamente?______________Trocou letras?_________________________________

Gaguejou?_________________Dentição ( 1 e 2):  ___________________________________

 

AMAMENTAÇÃO: (defasagens, acidentes de percurso, assimilação/acomodação, carga afetiva)

— Mamou no peito? (  ) sim (  )não

Como foi a passagem do peito para a mamadeira? _______________________________________________________________

E para a papinha? _____________________________________________________________________________

Hoje tem hora para comer (  )sim (  )          Não Come depressa (  )sim (  )não

Mastiga bem (  )sim (  )não       Comem juntos (   )sim (   )não

Come vendo TV (   )sim (    )não

 

Manipulações

Usou chupeta __________________Chupou o dedo _________________________________

Roe unhas _____________________ Puxa a orelha _________________________________

Arranca os cabelos ______________ Morde os lábios ________________________________

Algum Tique ?

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Atitude tomada diante desses hábitos _____________________________________________

 

Sono

Dorme bem________________ Pula quando dorme_________________________________

Baba a noite_________________Sudorese_________________________ Tem dificuldade de pegar no sono?_________________Acorda facilmente no meio da noite________________

Acorda várias vezes durante a noite e torna a dormir_________________________________ Fala dormindo______________Grita_____________________________________________

Range os dentes________________ sonâmbulo____________________________________

Pesadelos___________________________________________________________________

 

Alimentação

Foi amamentado no peito, atitude no desmame, como são os hábitos alimentares.

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Escolaridade

Tem Queixas de comportamento na escola? ________________________________________________________________________________________________________________________________

Dificuldade em escrita_________________________________________________________

Dificuldades em cálculo _______________________________________________________

Dificuldades em leitura _______________________________________________________

Outras dificuldades __________________________________________________________

Preferência lateral ____________________________________________________________

 

Vida social

Prefere brincar sozinho ou com os amigos, afetividade, família, amizades, parentes, círculo de convivências.

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___________________________________________________________________________

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___________________________________________________________________________

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Sexualidade

Curiosidades sexual, atitudes dos pais, masturbação, educação sexual.

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

Doenças

Febre, convulsões, operações, anestesia, alergias.

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

5- Antecedentes familiares

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6- Habilidades não acadêmicas

Esportes, bicicleta, joga bola, vídeo game, leitura, tarefas domésticas, interesse por mecânica, aparelhos eletrônicos, instrumentos musicais.

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

7- Ambiente familiar

___________________________________________________________________________

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Observações

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Data da Anamnese:  ­­­­­­__________________

                                     

                                    ______________________________________________ 

                                                                               Responsável

 

 

                                           ______________________________________________

                                                                          Psicopedagoga

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A Importância da Caixa Lúdica


A CAIXA LÚDICA É UM DOS RECURSOS UTILIZADOS NA SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA.



 A caixa Lúdica é um instrumento muito inovador que nos permite avaliar os processos cognitivos, psicomotor, motricidade, imaginação, regras e como a criança lida com perdas.

Na sessão com a caixa lúdica ainda é possível permear em avaliações das modalidades de aprendizagem.


Podemos afirmar que quando utilizamos a caixa lúdica, estamos possibilitando que acriança use ferramentas de aprendizagem enriquecedoras para o desenvolvimento global do aprendente, tendo em vista que é por meio do lúdico que compreendemos a peculiaridade e transformamos o ensinar.
Existem muitas ideias e possibilidades de explorar o mundo de crianças, adolescente e até mesmo idosos com a ludicidade.





segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O Contato inicial Psicopedagógico com a Família

 


Como acontece o primeiro contato com o psicopedagogo?

Por Daniela souza:

“O atendimento psicopedagógico é um processo longo que exige escuta e  olhar humano.”

A anamnese é uma entrevista detalhada sobre a vida do paciente.

O atendimento psicopedagógico se inicia desde o momento em que os pais apresentam uma queixa para o psicopedagogo. Trata-se de um momento importante para todos os envolvidos. Desde então, surge a necessidade de o profissional psicopedagogo exercer a escuta minuciosa, ampla, acolhedora e com um olhar humano mediante as queixas dessa família.



O cuidado:
Muitas das vezes, os pais chegam no consultório com muitas dúvidas e preocupação em relação ao desenvolvimento da criança ou adolescente. Naturalmente, o medo, as incertezas são normais, por essa razão, cabe ao profissional esclarecer como são as etapas de todo atendimento. Esse momento da primeira consulta é o momento certo, perfeito para a construção de vínculos e um momento que exige paciência para escutar os pais e conhecimento científico acerca dos transtornos de aprendizagem.

No contato inicial entre família e psicopedagogo é o momento em que são estabelecidas as regras do atendimento, assinatura de contrato, valores e acordos de parceria indispensáveis para o sucesso das sessões e o avanço do paciente. 

A anamnese:

Além disso, o psicopedagogo deve esclarecer sua forma de trabalho; quais são as vantagens, objetivos e propostas de qualidade para seus pacientes. 

É importante salientar que a anamnese é uma técnica que deve ser aplicada somente com os pais e responsável pelo paciente, além disso, pode ser a primeira, segunda ou terceira sessão. 

Conforme as análises de Porto (2009), a Anamnese: “constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação do objeto focal […] as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito.”

 Isso significa que a anamnese é imprescindível no processo avaliativo psicopedagógico, ao possibilitar uma coleta de informações acerca do histórico de vida e ainda o levantamento da hipótese diagnostica do motivo pelo qual o aprendente exibe atrasos educacionais. Nesse sentido, o psicopedagogo, através da anamnese, inicia seu planejamento com a escolha das ferramentas necessárias para dar continuidades ao processo investigativo.

Muitas situações relatadas durante anamnese permitem o esclarecimento da queixa, porém ainda é o momento de planejamento para esmiuçar durante as sessões o que está por trás da queixa.

Esse texto apresentou um breve esclarecimento sobre a anamnese, espero que gostem.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Saiba a Definição de Discalculia

 Discalculia



 Por: Daniela Souza

Mesmo sendo uma má formação neurológica, a discalculia pode ser tratada  por um profissional dedicado. 

Segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a discalculia descrita como sendo uma Perturbação da Aprendizagem Específica. O que significa um atraso na matemática, mais especificamente em decifrar conceitos de número, bem como a compreender os sinais das operações, classificar números, ordenar, decifrar códigos, sequência lógica, valor de moedas, comprimento, massa, medidas. Etc.  Além disso, essa dificuldade pode interferir diretamente em sua qualidade de vida, em especial na escola.

 

Muitos estudos comprovam que a dislexia é considerada, é um distúrbio neurológico com forte influência genética. Mais do que isso, a discalculia é uma anomalia cerebral que precisa de tratamento precoce e acompanhamento psicopedagógico e de outros profissionais.

É importante destacar que no momento em que o paciente está em atividade realizando uma atividade de cálculos, no cérebro acontece uma ativação dos circuitos neurais, mais precisamente nos lóbulos parentais.

 

Conheça agora alguns tipos de Discalculia:

Discalculia verbal: se refere a dificuldade para classificar e assimilar símbolos, numerais quando estes são expostos oralmente para a criança ou adolescente.

 

Discalculia léxica: Essa, em especial, se difere da discalculia verbal porque dificulta a compreensão dos símbolos, expressões, equações e outros termos quando são escritos. Isso significa que a dificuldade é em compreender o foi escrito na lousa ou no caderno.

Discalculia gráfica: consiste na dificuldade de escrever esses números e símbolos.

Discalculia ideognóstica: Esse distúrbio vai mais além, porque o paciente não consegue compreender fazer cálculos mentais porque não compreende os conceitos lógicos da matemática. .

Discalculia operacional: incapacidade de utilizar os numerais e símbolos matemáticos durante uma operação da matemática.

Discalculia practognóstica: nessa disfunção o paciente não consegue fazer um conceito real, assim sendo, não consegue realizar as atividades partindo do concreto.



Embora a discalculia seja uma condição permanente na vida uma pessoa por ser apontada como um transtorno, atualmente é possível melhorar a vida acadêmica do educando, por atividade específicas com acompanhamento que visam encontrar soluções e estratégias de aprendizagem.

 



 

DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...