quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Atraso na leitura.


O fim do ano está chegando e seu filho ainda não consegue ler?

O atraso na leitura pode significar dificuldade de aprendizagem ou um transtorno, por isso, faz se necessário uma avaliação com o especialista para desvelar o verdadeiro motivo do atraso na aquisição da leitura. 

 



É importante salientar, que além dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, ou, o transtorno do neurodesenvolvimento como o TDAH, o atraso significativo na leitura pode indicar, até mesmo que o método da escola esteja inadequado para essa criança, ou, que, essa criança ainda precisa alcançar alguns pré-requisítos para  a alfabetização. 

     Como podemos observar, podem ser inúmeros os motivos que atrasam o processo de leitura, daí a relevância de uma avaliação realizada por um especialista.

Especialistas que avaliam atraso na leitura:

Dependendo do caso em específico, podemos contar com equipe multidisciplinar, mas destacam-se os seguintes profissionais:


Neuropediatra;

Fonoaudiólogo;

Psicopedagogo;

Neuropsicopedagogo.


E aí? Ficou alguma dúvida?

 

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Estimulação cognitiva com a pessoa idosa- psicopedagogia.

O trabalho com a pessoa idosa tem inúmeros benefícios a longo e curto prazo.

Além da melhora significativa na memória, planejamento, pensar, agir e na qualidade de vida.

É importante mencionar que esse trabalho é feito com amor, dedicação, mas também utilizamos instrumentos avaliativos importantes para descobri o grau de comprometimento cognitivo. 

As sessões avaliativas são compostas de provas operatórias, instrumentos avaliativos dos aspectos acadêmicos, psicomotores e aspectos emocionais que consideram, portanto, o contexto de vida do paciente.

 




 

Psicopedagoga com amor






 Trabalho realizado com amor, respeito e muita dedicação. 






 

sábado, 29 de outubro de 2022

ANAMNESE INFANTIL- Modelo.

 

ANAMNESE INFANTIL -

 

1-Identificação

Nome:_____________________________________________________________________

Idade: ____________________Data de Nascimento: ________________________________

Sexo:_______________________Escolaridade:_____________________________________

Escola:_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Pai:________________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Mãe:_______________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Telefones: __________________________________________________________________

 

2-Encaminhamento: _______________________________________________________

 

3-Queixa ou motivo da consulta

Queixa da Família:_____________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ 

Queixa da Escola:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atitude frente as queixas:

Mãe:_______________________________________________________________________

Pai: ________________________________________________________________________

Parentes:____________________________________________________________________

O paciente sendo acompanhado por outro profissional? ____________________________________________________________________________________________________________

 

4 – Concepção:

A criança foi desejada? (   ) sim (  ) Não

Você queria engravida? (   ) Sim (  ) Não

A gravidez abalou um do casal? (  ) Sim  (  ) Não

Gestação:

Fez pré-natal, como foi a evolução? Lembra como se sentia?

Doenças(   ) sim (  ) Não                     Sensações (   ) sim (  ) Não

 Quedas (   ) sim (  ) Não       Exposição a Rx ?________

Usou de cigarro, álcool e outras drogas  (   ) sim (  ) Não

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Condições do Nascimento

(       ) Em casa                                       (       ) Maternidade

Desenvolvimento do parto

(       ) Natural     (      ) Fórceps. Instrumento retirada de um feto           (     ) Cesariana

Posição do Nascimento

(       ) De cabeça        (      ) Ombro            (     ) Nádegas

Amamentou? ________ Quanto tempo? ____________

Observações adicionais: ____________________________________________________

Desenvolvimento Neuropsicomotor

Primeiras reações: 

(       ) Chorou      (      ) Vermelho       (     ) Roxo

 (      ) Icterícia          (     ) Precisou de oxigênio 

(       ) Incubadora    Quantos dias?____________                                  

Alta hospitalar:_______________________________________________________________

Como foi o clima familiar na recepção da criança?

___________________________________________________________________________

Sorriu?___________________ Equilíbrio de pescoço?_______________________________

Engatinhou?___________________Sentou?________________________________________

Andou com que idade?_____________________Quando falou as primeiras palavras?________________________

Falou corretamente?______________Trocou letras?_________________________________

Gaguejou?_________________Dentição ( 1 e 2):  ___________________________________

 

AMAMENTAÇÃO: (defasagens, acidentes de percurso, assimilação/acomodação, carga afetiva)

— Mamou no peito? (  ) sim (  )não

Como foi a passagem do peito para a mamadeira? _______________________________________________________________

E para a papinha? _____________________________________________________________________________

Hoje tem hora para comer (  )sim (  )          Não Come depressa (  )sim (  )não

Mastiga bem (  )sim (  )não       Comem juntos (   )sim (   )não

Come vendo TV (   )sim (    )não

 

Manipulações

Usou chupeta __________________Chupou o dedo _________________________________

Roe unhas _____________________ Puxa a orelha _________________________________

Arranca os cabelos ______________ Morde os lábios ________________________________

Algum Tique ?

___________________________________________________________________________

Atitude tomada diante desses hábitos _____________________________________________

 

Sono

Dorme bem________________ Pula quando dorme_________________________________

Baba a noite_________________Sudorese_________________________ Tem dificuldade de pegar no sono?_________________Acorda facilmente no meio da noite________________

Acorda várias vezes durante a noite e torna a dormir_________________________________ Fala dormindo______________Grita_____________________________________________

Range os dentes________________ sonâmbulo____________________________________

Pesadelos___________________________________________________________________

 

Alimentação

Foi amamentado no peito, atitude no desmame, como são os hábitos alimentares.

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___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Escolaridade

Tem Queixas de comportamento na escola? ________________________________________________________________________________________________________________________________

Dificuldade em escrita_________________________________________________________

Dificuldades em cálculo _______________________________________________________

Dificuldades em leitura _______________________________________________________

Outras dificuldades __________________________________________________________

Preferência lateral ____________________________________________________________

 

Vida social

Prefere brincar sozinho ou com os amigos, afetividade, família, amizades, parentes, círculo de convivências.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Sexualidade

Curiosidades sexual, atitudes dos pais, masturbação, educação sexual.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

Doenças

Febre, convulsões, operações, anestesia, alergias.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

5- Antecedentes familiares

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

6- Habilidades não acadêmicas

Esportes, bicicleta, joga bola, vídeo game, leitura, tarefas domésticas, interesse por mecânica, aparelhos eletrônicos, instrumentos musicais.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

7- Ambiente familiar

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

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Observações

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___________________________________________________________________________

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Data da Anamnese:  ­­­­­­__________________

                                     

                                    ______________________________________________ 

                                                                               Responsável

 

 

                                           ______________________________________________

                                                                          Psicopedagoga

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A Importância da Caixa Lúdica


A CAIXA LÚDICA É UM DOS RECURSOS UTILIZADOS NA SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA.



 A caixa Lúdica é um instrumento muito inovador que nos permite avaliar os processos cognitivos, psicomotor, motricidade, imaginação, regras e como a criança lida com perdas.

Na sessão com a caixa lúdica ainda é possível permear em avaliações das modalidades de aprendizagem.


Podemos afirmar que quando utilizamos a caixa lúdica, estamos possibilitando que acriança use ferramentas de aprendizagem enriquecedoras para o desenvolvimento global do aprendente, tendo em vista que é por meio do lúdico que compreendemos a peculiaridade e transformamos o ensinar.
Existem muitas ideias e possibilidades de explorar o mundo de crianças, adolescente e até mesmo idosos com a ludicidade.





segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O Contato inicial Psicopedagógico com a Família

 


Como acontece o primeiro contato com o psicopedagogo?

Por Daniela souza:

“O atendimento psicopedagógico é um processo longo que exige escuta e  olhar humano.”

A anamnese é uma entrevista detalhada sobre a vida do paciente.

O atendimento psicopedagógico se inicia desde o momento em que os pais apresentam uma queixa para o psicopedagogo. Trata-se de um momento importante para todos os envolvidos. Desde então, surge a necessidade de o profissional psicopedagogo exercer a escuta minuciosa, ampla, acolhedora e com um olhar humano mediante as queixas dessa família.



O cuidado:
Muitas das vezes, os pais chegam no consultório com muitas dúvidas e preocupação em relação ao desenvolvimento da criança ou adolescente. Naturalmente, o medo, as incertezas são normais, por essa razão, cabe ao profissional esclarecer como são as etapas de todo atendimento. Esse momento da primeira consulta é o momento certo, perfeito para a construção de vínculos e um momento que exige paciência para escutar os pais e conhecimento científico acerca dos transtornos de aprendizagem.

No contato inicial entre família e psicopedagogo é o momento em que são estabelecidas as regras do atendimento, assinatura de contrato, valores e acordos de parceria indispensáveis para o sucesso das sessões e o avanço do paciente. 

A anamnese:

Além disso, o psicopedagogo deve esclarecer sua forma de trabalho; quais são as vantagens, objetivos e propostas de qualidade para seus pacientes. 

É importante salientar que a anamnese é uma técnica que deve ser aplicada somente com os pais e responsável pelo paciente, além disso, pode ser a primeira, segunda ou terceira sessão. 

Conforme as análises de Porto (2009), a Anamnese: “constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação do objeto focal […] as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito.”

 Isso significa que a anamnese é imprescindível no processo avaliativo psicopedagógico, ao possibilitar uma coleta de informações acerca do histórico de vida e ainda o levantamento da hipótese diagnostica do motivo pelo qual o aprendente exibe atrasos educacionais. Nesse sentido, o psicopedagogo, através da anamnese, inicia seu planejamento com a escolha das ferramentas necessárias para dar continuidades ao processo investigativo.

Muitas situações relatadas durante anamnese permitem o esclarecimento da queixa, porém ainda é o momento de planejamento para esmiuçar durante as sessões o que está por trás da queixa.

Esse texto apresentou um breve esclarecimento sobre a anamnese, espero que gostem.



DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...