sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Dislexia: Como Investigar?

 



Partindo do princípio de que a dislexia é decorrência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes aptidões devem ser examinadas:

Consciência fonológica–habilidade para distinguir e manusear sons da língua falada.

Memória fonológica–habilidade para lembrar e empregar sons, sílabas e palavras.

Nomeação automática rápida–habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.

Vocabulário receptivo–compreensão de palavras escutadas.

Associação fonema-grafema–compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de letras).

Decodificação–habilidade para empregar as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras escritas.

Decodificação de palavras reais

Decodificação de pseudopalavras

Leitura oral fluente–habilidade para ler corretamente, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.

Leitura fluente de palavras

Leitura fluente de frases, parágrafos e textos

Compreensão leitora–competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.

Soletração e ortografia.

Escrita.

Escrita de palavras

Escrita de frases

Escrita de parágrafos

Escrita de textos

Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.

As habilidades acadêmicas na área da matemática podem ser analisadas como parte do processo investigativo. Alguns estudantes com dislexia apresentam dificuldade para decorar e nomear elementos, numéricas, como a tabuada, mas exibem habilidades matemáticas apropriadas na prática de cálculos e na resolução de problemas. Assim como, baixo desempenho em matemática indica a decorrência da dificuldade para decifrar os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, e de suma importância considerar se as dificuldades exibidas são somente consequências da dislexia ou temos algo a mais? O que pode resultar em uma discalculia.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA A PESSOA IDOSA


 

Atualmente, o acompanhamento psicopedagógico com pessoas idosas tornou-se extremamente imprescindível devido os prejuízos no atraso cognitivo, físico e emocional que interferem diretamente na qualidade de vida.

As doenças neurológicas como Alzheimer, mal de Parkinson, demência e outras enfermidades são consideradas degenerativas, todavia podem ser impedidas e tratadas pelo profissional psicopedagogo com inúmeros benefícios, como: preservar a capacidade do cérebro, exercitar a memória, elasticidade cerebral, memorização, atenção, tratar déficits cognitivos e prevenir depressão e ansiedade.

O trabalho com o idoso é uma proposta inteirada e humana que significa resgatar os danos que acontecem no percurso da vida. O idoso é um ser pleno com uma história única, por isso, suas experiências de vida sugerem um impulso de viver com aqueles que ama, mas para isso, a sua recompensa é manter uma mente lúcida, ativa, saudável.

O atendimento psicopedagógico acontece quando realizamos uma avaliação psicopedagógica. São dez sessões, nas quais, utilizamos instrumentos criteriosos, embasados nos preceitos teóricos e do código de ética, estabelecido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, considerando os aspectos emocionais, aspectos cognitivos e sociais do indivíduo.

Em seguida, realizamos um plano de intervenção específico de aprendizagem. As sessões interventivas contam com relatórios trimestrais da evolução do idoso e visa acompanhar a evolução e fornecer a devolutiva para a família.

 

sábado, 11 de novembro de 2023

Como Ensinar números e quantidades na Educação Infantil ?

   NÚMEROS E QUANTIDADE. 

Aprender associar números e quantidades é um dos pré-requisitos necessários da alfabetização e para que a criança se apropriem dos conceitos fundamentais dessa habilidade.

Podemos dizer que temos algumas atividades necessárias para a compreensão desses conceitos, e que servirá como base para o desenvolvimento do conhecimento lógico matemático.

Vale ressaltar que essas atividades são interdisciplinares, lúdicas e com tarefas que desenvolvem a criança na escola e também em casa. 


 




vejamos alguns exemplos:












quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Atraso na leitura.


O fim do ano está chegando e seu filho ainda não consegue ler?

O atraso na leitura pode significar dificuldade de aprendizagem ou um transtorno, por isso, faz se necessário uma avaliação com o especialista para desvelar o verdadeiro motivo do atraso na aquisição da leitura. 

 



É importante salientar, que além dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, ou, o transtorno do neurodesenvolvimento como o TDAH, o atraso significativo na leitura pode indicar, até mesmo que o método da escola esteja inadequado para essa criança, ou, que, essa criança ainda precisa alcançar alguns pré-requisítos para  a alfabetização. 

     Como podemos observar, podem ser inúmeros os motivos que atrasam o processo de leitura, daí a relevância de uma avaliação realizada por um especialista.

Especialistas que avaliam atraso na leitura:

Dependendo do caso em específico, podemos contar com equipe multidisciplinar, mas destacam-se os seguintes profissionais:


Neuropediatra;

Fonoaudiólogo;

Psicopedagogo;

Neuropsicopedagogo.


E aí? Ficou alguma dúvida?

 

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Estimulação cognitiva com a pessoa idosa- psicopedagogia.

O trabalho com a pessoa idosa tem inúmeros benefícios a longo e curto prazo.

Além da melhora significativa na memória, planejamento, pensar, agir e na qualidade de vida.

É importante mencionar que esse trabalho é feito com amor, dedicação, mas também utilizamos instrumentos avaliativos importantes para descobri o grau de comprometimento cognitivo. 

As sessões avaliativas são compostas de provas operatórias, instrumentos avaliativos dos aspectos acadêmicos, psicomotores e aspectos emocionais que consideram, portanto, o contexto de vida do paciente.

 




 

Psicopedagoga com amor






 Trabalho realizado com amor, respeito e muita dedicação. 






 

sábado, 29 de outubro de 2022

ANAMNESE INFANTIL- Modelo.

 

ANAMNESE INFANTIL -

 

1-Identificação

Nome:_____________________________________________________________________

Idade: ____________________Data de Nascimento: ________________________________

Sexo:_______________________Escolaridade:_____________________________________

Escola:_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Pai:________________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Mãe:_______________________________________________________________________

Idade:_____________________Profissão:_________________________________________

Telefones: __________________________________________________________________

 

2-Encaminhamento: _______________________________________________________

 

3-Queixa ou motivo da consulta

Queixa da Família:_____________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ 

Queixa da Escola:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atitude frente as queixas:

Mãe:_______________________________________________________________________

Pai: ________________________________________________________________________

Parentes:____________________________________________________________________

O paciente sendo acompanhado por outro profissional? ____________________________________________________________________________________________________________

 

4 – Concepção:

A criança foi desejada? (   ) sim (  ) Não

Você queria engravida? (   ) Sim (  ) Não

A gravidez abalou um do casal? (  ) Sim  (  ) Não

Gestação:

Fez pré-natal, como foi a evolução? Lembra como se sentia?

Doenças(   ) sim (  ) Não                     Sensações (   ) sim (  ) Não

 Quedas (   ) sim (  ) Não       Exposição a Rx ?________

Usou de cigarro, álcool e outras drogas  (   ) sim (  ) Não

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Condições do Nascimento

(       ) Em casa                                       (       ) Maternidade

Desenvolvimento do parto

(       ) Natural     (      ) Fórceps. Instrumento retirada de um feto           (     ) Cesariana

Posição do Nascimento

(       ) De cabeça        (      ) Ombro            (     ) Nádegas

Amamentou? ________ Quanto tempo? ____________

Observações adicionais: ____________________________________________________

Desenvolvimento Neuropsicomotor

Primeiras reações: 

(       ) Chorou      (      ) Vermelho       (     ) Roxo

 (      ) Icterícia          (     ) Precisou de oxigênio 

(       ) Incubadora    Quantos dias?____________                                  

Alta hospitalar:_______________________________________________________________

Como foi o clima familiar na recepção da criança?

___________________________________________________________________________

Sorriu?___________________ Equilíbrio de pescoço?_______________________________

Engatinhou?___________________Sentou?________________________________________

Andou com que idade?_____________________Quando falou as primeiras palavras?________________________

Falou corretamente?______________Trocou letras?_________________________________

Gaguejou?_________________Dentição ( 1 e 2):  ___________________________________

 

AMAMENTAÇÃO: (defasagens, acidentes de percurso, assimilação/acomodação, carga afetiva)

— Mamou no peito? (  ) sim (  )não

Como foi a passagem do peito para a mamadeira? _______________________________________________________________

E para a papinha? _____________________________________________________________________________

Hoje tem hora para comer (  )sim (  )          Não Come depressa (  )sim (  )não

Mastiga bem (  )sim (  )não       Comem juntos (   )sim (   )não

Come vendo TV (   )sim (    )não

 

Manipulações

Usou chupeta __________________Chupou o dedo _________________________________

Roe unhas _____________________ Puxa a orelha _________________________________

Arranca os cabelos ______________ Morde os lábios ________________________________

Algum Tique ?

___________________________________________________________________________

Atitude tomada diante desses hábitos _____________________________________________

 

Sono

Dorme bem________________ Pula quando dorme_________________________________

Baba a noite_________________Sudorese_________________________ Tem dificuldade de pegar no sono?_________________Acorda facilmente no meio da noite________________

Acorda várias vezes durante a noite e torna a dormir_________________________________ Fala dormindo______________Grita_____________________________________________

Range os dentes________________ sonâmbulo____________________________________

Pesadelos___________________________________________________________________

 

Alimentação

Foi amamentado no peito, atitude no desmame, como são os hábitos alimentares.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Escolaridade

Tem Queixas de comportamento na escola? ________________________________________________________________________________________________________________________________

Dificuldade em escrita_________________________________________________________

Dificuldades em cálculo _______________________________________________________

Dificuldades em leitura _______________________________________________________

Outras dificuldades __________________________________________________________

Preferência lateral ____________________________________________________________

 

Vida social

Prefere brincar sozinho ou com os amigos, afetividade, família, amizades, parentes, círculo de convivências.

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___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

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___________________________________________________________________________

 

Sexualidade

Curiosidades sexual, atitudes dos pais, masturbação, educação sexual.

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

Doenças

Febre, convulsões, operações, anestesia, alergias.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

5- Antecedentes familiares

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

6- Habilidades não acadêmicas

Esportes, bicicleta, joga bola, vídeo game, leitura, tarefas domésticas, interesse por mecânica, aparelhos eletrônicos, instrumentos musicais.

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___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

7- Ambiente familiar

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Observações

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Data da Anamnese:  ­­­­­­__________________

                                     

                                    ______________________________________________ 

                                                                               Responsável

 

 

                                           ______________________________________________

                                                                          Psicopedagoga

 

DISLEXIA: ORIENTAÇÕES PARA GESTÃO DE SALA DE AULA

Todas as orientações abaixo precisam fazer sentido para o aluno e podem ser inseridas no PEI- plano de ensino Individual. §   Mantenha o a...